Quinta-feira, 5 de Junho de 2008

Vantagens e Desvantagens do Homeschooling

Este programa fomenta o envolvimento familiar e da comunidade, é encarado com “alternativa credível às escolas convencionais e de gastos reduzidos”. De acordo com a AHEA (Alberta Home Education Association) “o homeschooling (…) não é a escola em casa (…) é um modo de aprendizagem completamente diferente baseado nas formas naturais de aprendizagem que aconteceram no período pré-escolar de cada um”. Importa também referir que neste programa “aprende-se muito mais em menos tempo e com menos esforço”.

Todavia o homeschooling diminui a papel social da escola. O facto de ter como base de apoio a worl wide web cria desequilíbrios sociais. Contudo, o homeshooling “continua a encobrir um debate em torno da velha questão (…) qual é o conhecimento socialmente mais valioso?”. As teses que apoiam a substituição do professor pela tecnologia são enganadoras na medida em que “a world wide web, se para muitos (…) é um sonho, outros (…) nem fazem a mínima ideia da sua existência”.

No caso português a inclusão do homeschooling ainda é pouco significativa todavia Maria Coelho defende que “sob o ponto de vista do desenvolvimento da criança, privá-la de contactos sociais é negativo e condiciona o processo de maturação [existindo] ainda o risco da sobreposição dos papeis de pai e professor.”

O projecto neoliberal não inova no que se refere aos conteúdos, ou seja, os conhecimentos que são ensinados não são questionados. O programa homeschooling problematiza um aspecto importante, a socialização. De acordo com os estudos realizados por Ray, as crianças que optaram pelo homeschooling, revelam níveis de ajustamento emocional e social superiores comparativamente com as crianças que se encontram em escolas convencionais. Para além disto, os defensores do homeschooling afirmam que a socialização é o ponto fulcral para as crianças que não querem ir à escola.

publicado por claudiaparaujo às 12:26
link do post | comentar | favorito

Sobre mim

Pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts Recentes

Homeschooling: a nossa op...

Vantagens e Desvantagens ...

Homeschooling

Gravação Audio

Oportunidades no Second L...

Second life

Jclic

Até sempre!

Google maps

Plano Tecnológico

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

análise de texto(2)

blogues(2)

conceitos(1)

curiosidade(7)

ficha de leitura(2)

internet(3)

plataforma(1)

portfolio(1)

programas(1)

projectos(2)

the end(1)

tic(2)

vídeos(1)

todas as tags

Links

subscrever feeds