Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008

Segunda ficha de leitura

Esta ficha de leitura tem como suporte bibliográfico Prensky, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. A informação, para a realização desta tarefa, foi disponibilizada pela docente da unidade curricular Educação e Multimédia.

O autor deste texto, Marc Prensky, é uma personalidade com grande influência, a nível mundial, nos assuntos relativos à educação. É escritor, consultor e designer de jogos relativos ao ensino. Criou softwares com jogos cujo objectivo é tornar as aprendizagens mais significativas.

            Ao longo do texto, ele refere-se aos estudantes de hoje em dia como os Nativos Digitais, pois nasceram no período da revolução tecnológica e dominam os mais diversos instrumentos, nomeadamente, a Internet, a linguagem digital dos computadores, jogos de vídeo, câmaras digitais, telemóveis, etc. Por outro lado, adoptou o termo Imigrantes Digitais para descrever aqueles que, embora tenham nascido no início desta mesma fase, se recusam, resistem ou adiam a implementação das novas tecnologias no dia-a-dia. Estas duas realidades, bem distintas, acarretam consequências, em particular na maneira de pensar e de processar toda a informação, visto que quem tira mais vantagens são os Nativos Digitais.

Relativamente ao sistema de ensino, Marc Prensky, um defensor do “mundo digital”, os estudantes da era contemporânea possuem uma capacidade de raciocínio muito distinta, comparativamente com as fases anteriores. Esta nova forma de pensar deve-se às inúmeras ferramentas a que têm acesso. Tal como afirma o Dr. Bruce D. Berry, da Universidade Baylor de Medicina, Different kinds of experiences lead to different brain structures. Por outro lado, a maioria dos professores adoptam um método de ensino semelhante à maneira como foram ensinados, ou seja, não inovam as suas práticas, não recorrem aos recursos que se encontram disponibilizados e que certamente iriam ajudar os alunos a assimilarem mais facilmente os conteúdos programáticos. Desta forma, os Imigrantes Digitais têm diversas dificuldades em acompanhar os Nativos Digitais, em particular, no modo de pensar, nos comportamentos, nas atitudes, podendo até criarem-se conflitos de pensamento.

Como consequência do acesso às diversas tecnologias, os Nativos Digitais estão habituados a assimilarem a informação rapidamente e a executarem várias tarefas ao mesmo tempo. Todavia, os Imigrantes Digitais têm algumas dificuldades em realizar diferentes tarefas simultaneamente e daí a incapacidade em acompanhar os ritmos acelerados dos Nativos Digitais.

Os alunos que encontramos hoje em dia, nas nossas escolas, não possuem as mesmas características que os estudantes de há dez anos atrás. Na actualidade, os alunos são mais irrequietos e mais exigentes, devido a diversos factores. Os professores Imigrantes Digitais têm de acompanhar o ritmo dos actuais adolescentes e acima de tudo necessitam de se consciencializar que é impossível os Nativos Digitais recuarem no tempo e tornarem-se semelhantes aos do passado.

Na minha opinião, não são os adolescentes Nativos Digitais que têm de recuar, mas sim os professores Imigrantes Digitais que têm de “caminhar” ao lado dos Nativos Digitais. Os professores têm de eliminar o sentimento de nostalgia relativo ao passado, como estudantes, e têm de evoluir. Os Imigrantes Digitais têm de reflectir sobre os seus métodos de ensino e devem introduzir os mais diversos recursos nas suas aulas. Em relação ao ensino penso que é necessário alterar os currículos de maneira a introduzir novas componentes, nomeadamente as TIC. Em particular, na disciplina de Matemática, existem inúmeros softwares que permitem a visualização do que se pretende transmitir na teoria, materiais didácticos, computador bem como as potencialidades da Internet, etc. Penso que é essencial incorporar a componente informática nas aulas, pois os alunos têm cada vez mais acesso aos computadores e assim podem aprender de forma lúdica. A implementação destes meios torna-se urgente e permite, entre outras coisas, cativar os alunos e tornar as aprendizagens significativas. Desta forma, existem razões mais do que suficientes para que os professores alarguem os seus horizontes!

 

sinto-me:
publicado por claudiaparaujo às 21:31
link do post | comentar | favorito

Sobre mim

Pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts Recentes

Homeschooling: a nossa op...

Vantagens e Desvantagens ...

Homeschooling

Gravação Audio

Oportunidades no Second L...

Second life

Jclic

Até sempre!

Google maps

Plano Tecnológico

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

análise de texto(2)

blogues(2)

conceitos(1)

curiosidade(7)

ficha de leitura(2)

internet(3)

plataforma(1)

portfolio(1)

programas(1)

projectos(2)

the end(1)

tic(2)

vídeos(1)

todas as tags

Links

subscrever feeds