Domingo, 27 de Janeiro de 2008

Onde está a Matemática?

 

Este vídeo, intitulado "Onde está a Matemática?", procura descrever o dia de uma criança evidenciando alguns aspectos que estão relacionados com a Matemática. Enquanto futura professora de Matemática considero que poderia ser apresentado a uma turma do 7º ano de escolaridade e seria interessante mostrar o vídeo no início do ano lectivo, pois desta forma os alunos prestariam mais atenção ao seu dia-a-dia e perceberiam o verdadeiro valor da Matemática desta forma conjugavam estas duas realidades! Ao longo do vídeo são apresentadas algumas questões cujo objectivo é proporcionar uma posterior reflexão individual e em grupo.

O recurso utilizado, o vídeo, pode entre outras coisas cativar os alunos e acima de tudo introduzir a tecnologia numa aula de Matemática! Desta forma os alunos perceberão que ambas podem "caminhar" lado a lado, isto é, na Matemática pode-se introduzir outros recursos que vão para além do manual escolar. 

 Penso que seria interessante os alunos realizarem uma tarefa destas, quem sabe se esta realidade não será um dia concretizável!?!

Pessoalmente, considero que este trabalho proporcionou um melhor entendimento dos Windows Movie Maker na medida em que criamos um vídeo desde o início: executamos as filmagens e posterior montagem. Foi muito gratificante poder constatar o resultado final! Estas ferramentas são desafiadoras para um professor, porque não usufruir destes meios?

publicado por claudiaparaujo às 13:28
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Paulo Oliveira a 29 de Janeiro de 2008 às 22:34
Sem duvida que seria uma aula extremamente interessante. Penso que este exemplo poderia ser aplicado não só a alunos do 7ºano mas sim a todos, adequando ,claro, os seus conteúdos para os tornar interessantes e cativar a audiência.Na minha opinião este tipo de exposição não será realizada com muita frequência pelos professores uma vez que para a sua realização é necessário despender de algum/muito tempo. Por vezes será culpa do professor que não estará muito interessado em despender desse tempo mas também pode ser o caso de não ter mesmo possibilidade.
Já agora por curiosidade, na tua vida de estudante, já algum professor fez exposições como esta?(exceptuando, claro, a professora desta unidade curricular) .
De claudiaparaujo a 29 de Janeiro de 2008 às 22:46
Olá Paulo:

Antes de mais, obrigada pela tua visita ao meu blogue! Concordo contigo quando dizes que este tipo de actividades requer algum tempo para a sua elaboração, e tratando-se de adolescentes mais difícil se torna. No entanto , penso que se os professores se organizassem e tivessem um único objectivo, este projecto seria concretizável . Tal como já tive oportunidade de partilhar esta ideia com outras pessoas, por exemplo, em área de projecto os alunos poderiam aprender como manipular esta ferramenta.
Infelizmente, esta foi a única vez que realizei um trabalho semelhante. Mas valeu a pena pois foi muito interessante!!Ao longo do meu percurso escolar os professores raramente recorriam às novas tecnologias. Provavelmente porque a formação que tiveram não foi a mais adequada ou então porque os programas escolares são demasiados longos e preferem não adoptar aulas com mais materiais....espero não ser assim :)

Comentar post

Sobre mim

Pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts Recentes

Homeschooling: a nossa op...

Vantagens e Desvantagens ...

Homeschooling

Gravação Audio

Oportunidades no Second L...

Second life

Jclic

Até sempre!

Google maps

Plano Tecnológico

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

análise de texto(2)

blogues(2)

conceitos(1)

curiosidade(7)

ficha de leitura(2)

internet(3)

plataforma(1)

portfolio(1)

programas(1)

projectos(2)

the end(1)

tic(2)

vídeos(1)

todas as tags

Links

subscrever feeds