Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007

Notícia

Na revista Notícias Magazine do dia 16 de Dezembro encontrei uma notícia que aborda uma temática analisada nestaunidade curricular. Na capa da mesma revista podia-se ler "crianças na Internet". Ora este título despertou a minha atenção e resolvi saber um pouco mais. Ainda na capa, podia-se ler

"Para as novas gerações o mundo não é concebível sem recurso à net. As crianças aprendem a navegar ao mesmo tempo que aprendem a ler. Mas a net pode ser um amigo mais perigoso do que um livro. Saiba como estar informado e como proteger os seus filhos de perigos potenciais." 

No interior da mesma, mais precisamente na página 5, podemos ler um comentário de Sofia Barrocas (editora executiva) sobre a relação entre a internet e as crianças/adolescentes. De acordo com Sofia Barrocas, "A internet, para a maioria dos pais do século XXI, não deveria ser um monstro desconhecido que ameaça devorar-lhes os filhos (...)". Ao longo da notícia, Sofia explora a duas realidades: o acesso à internet na procura de informação e os perigos que dela advém. Ela defende acima de tudo a comunicação entre pais e filhos, pois só assim os perigos dimunuem. Se tal não acontecer as crianças/adolescentes continuarão a refugiar-se na internet.

Pessoalmente partilho da opinião de Sofia Barrocas. Os pais não devem invadir as vidas dos filhos, mas devem conquistar um lugar e respeitar espaços. Contudo devem estar sempre alerta. A melhor forma de prevenção, nesta situação, é o diálogo entre pais e filhos!  

sinto-me:
tags:
publicado por claudiaparaujo às 22:05
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Diana Oliveira a 30 de Janeiro de 2008 às 14:37
Olá Cláudia :)
Achei muito interessante esta noticia e concordo com o que Sofia Barrocas nela refere. No entanto saliento também o papel essencial que os professores têm na "educação das crianças para a Internet". Como hoje em dia, a escola e as aulas já não vivem sem internet e as TIC em geral, cabe também aos professores alertarem os seus alunos para os perigos da sua má utilização.
Não concordas comigo?
De claudiaparaujo a 31 de Janeiro de 2008 às 14:23
Ola diana:

Sim, concordo em pleno contigo. Até porque se pensarmos bem são os professores que passam a maior parte do tempo com as crianças/adolescentes. Provavelmente até são os professores que alertam os pais para determinadas situações. Assim sendo, os professores assumem um papel muito importante neste processo. Penso que os professores têm uma grande responsabilidade por isso devem divulgar as diversas situações problemáticas da internet aos seus alunos, para que estes se consciencializem dos perigos que dela advém.

**

Comentar post

Sobre mim

Pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts Recentes

Homeschooling: a nossa op...

Vantagens e Desvantagens ...

Homeschooling

Gravação Audio

Oportunidades no Second L...

Second life

Jclic

Até sempre!

Google maps

Plano Tecnológico

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

análise de texto(2)

blogues(2)

conceitos(1)

curiosidade(7)

ficha de leitura(2)

internet(3)

plataforma(1)

portfolio(1)

programas(1)

projectos(2)

the end(1)

tic(2)

vídeos(1)

todas as tags

Links

subscrever feeds