Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2007

Primeira Ficha de Leitura

Esta ficha de leitura tem como suporte a seguinte referência bibliográfica: Gomes, Maria João; Lopes, António Marcelino. Blogues escolares: quando, como e porquê?. Esta informação foi retirada a 25 de Setembro de 2007 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf.

Os autores deste texto são a Dra. Maria João Gomes, docente no Instituto de Educação e Psicologia, na Universidade do Minho e o Dr. António Marcelino Lopes, docente na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

De acordo com o estudo realizado por estes autores, o termo blogue, de acordo com a nossa grafia, é bastante comum, encontrando-se mesmo inserido no nosso dia-a-dia. Esta inovação tem despertado a atenção e o interesse nos mais diversos meios, em particular, na educação.

A utilização desta ferramenta é vista como “uma outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar”. Verifica-se que os blogues podem ter diversas finalidades e estas têm evoluído ao longo dos tempos, tornando-se mais exigentes. Ao nível do ensino, os blogues podem aplicar-se como recurso pedagógico ou como estratégia pedagógica. Podemos constatar que os blogues podem servir para publicar informação por parte do professor e, neste caso, o professor assume um papel activo enquanto que o aluno assume um papel passivo, pois limita-se a ler, de preferência regularmente, a informação colocada pelo docente. Neste tipo de blogues os professores podem, também, abordar determinados conteúdos que foram ou irão ser abordados, aconselhar leituras complementares, disponibilizar trabalhos ou tarefas. O aluno, por outro lado, pode assumir um papel activo quando este cria o seu próprio blogue, colocando a informação que é relevante para ele. Com isto, o aluno é “forçado” a pesquisar, a ler, a analisar criticamente a informação a sintetizar e encadear as ideias. A construção deste trabalho pode ser acompanhada pelo professor e por outros alunos, colocando comentários.

A conjugação de recurso e estratégia referente aos blogues proporciona outro tipo de aprendizagens e desenvolve outras competências, nomeadamente ao nível das TIC.

No que concerne aos portefólios, “a elaboração de portefólios tem sido explorada essencialmente como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e como instrumento/estratégia de aprendizagem e/ou avaliação dos alunos”. Actualmente pretende-se conjugar estas duas realidades, isto é, os blogues tornam-se portefólios digitais. Os portefólios digitais trazem inúmeras vantagens, em relação aos portefólios em papel, destacando-se, entre outras, o rápido acesso, o acompanhamento constante realizado por parte do professor.

Pessoalmente, posso constatar que a criação de um blogue é uma tarefa bastante motivadora, na medida em que desenvolvemos outras competências, tal como referi anteriormente, direccionadas para o uso das TIC. Enquanto futura professora considero que a utilização dos blogues, como portefólios digitais, traz inúmeras vantagens. Permite-me, entre outras coisas, acompanhar as diferentes características e ritmos aprendizagens que vão sendo realizadas pelos alunos, orientar e esclarecer. Colocando em prática este recurso, posso interagir com os alunos mesmo não estando em contexto de sala de aluna. Posso desafia-los a explorarem um determinado assunto, acompanhar a sua evolução e posteriormente discuti-lo no contexto de realização.

sinto-me:
publicado por claudiaparaujo às 23:37
link do post | comentar | favorito

Sobre mim

Pesquisar

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts Recentes

Homeschooling: a nossa op...

Vantagens e Desvantagens ...

Homeschooling

Gravação Audio

Oportunidades no Second L...

Second life

Jclic

Até sempre!

Google maps

Plano Tecnológico

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

tags

análise de texto(2)

blogues(2)

conceitos(1)

curiosidade(7)

ficha de leitura(2)

internet(3)

plataforma(1)

portfolio(1)

programas(1)

projectos(2)

the end(1)

tic(2)

vídeos(1)

todas as tags

Links

subscrever feeds